Ter uma música agradável e que converse com o seu público é capaz de fazer com que o tempo de espera para ser atendido ou mesmo o processo da tintura e da escova progressiva sejam menos penosos. Quando você conhece o seu público e coloca músicas que ele aprecia, ainda consegue a máxima do seu cliente lembrar que precisa marcar uma hora com você enquanto escuta a playlist a caminho do trabalho.
A escolha da música certa é uma maneira de agregar valor à experiência do cliente no seu espaço de beleza. A decisão de qual trilha sonora será disponibilizada ao seu público deve ser pensada com o mesmo rigor da decisão dos móveis e itens de decoração do seu salão. Decida por algo agradável e que combine com você e seus clientes!
Quer aprender como não errar na hora de escolher a playlist ideal para o seu público? Vem com a gente, que a equipe da La’Femme São Mateus separou 3 dicas cruciais para não errar na hora de escolher os sons que vão agitar a sua rotina.
-
Conheça seu público
Quem vai definir se a playlist que você escolheu pro seu salão é boa ou ruim são seus clientes. Por isso, é preciso saber quem é o seu público e quais são as suas preferências. Os especialistas da La’Femme São Miguel Paulista apontam que as pessoas mais jovens e mais velhas têm gostos musicais diferentes na maioria das vezes, então vale a pena fazer essa avaliação e entender quem você precisa conquistar e se vai tocar Roberto Carlos ou Luan Santana, por exemplo.
Sobre qual o ritmo musical que os seus clientes mais gostam, esqueça teorias e vá direto às fontes: pergunte ao frequentadores do seu espaço e faça uma playlist com mescla de músicas dos seus estilos favoritos. Você pode ser ainda mais profisisonal e inserir entre uma música e outra, uma dica de beleza ou divulgar promoções e eventos do seu salão de beleza.
Quando se tem um público muito variado, opte por músicas mais calmas ou as famosas “som ambiente”. Músicas no estilo Bossa Nova é uma boa pedida quando se procura por esses ritmos. Outra opção para quem deseja diminuir as chances de errar é apostar em música pop, seja nacional ou internacional. Então, coloca Beyoncé, Jay-Z e Anitta na caixa.
-
Cada horário pede um ritmo musical
O horário é um bom parâmetro para a escolha das músicas que vão tocar no seu salão de beleza. Você pode ter diferentes públicos e gostos musicais, mas começar com canções mais calmas e deixá-las agitadas com o passar do dia é uma boa ideia.
A música ambiente e calma combina bastante com o período da manhã, com as clientes que vão antes do trabalho, por exemplo. Aquela passadinha na hora do almoço para fazer as unhas pode ser a transição de gêneros para algo um pouco mais agitado. Final da tarde e a noite combina com as músicas agitadas e também as mais populares, os sucessos do momento!
-
Alterar a playlist de acordo com o dia
Playlists personalizadas ou sazonais também são ótimas ideias para você inovar no seu salão. As canções podem ter relação com uma data específica, como o Dia Internacional da Mulher, por exemplo.
O ambiente também pode definir isso: uma barbearia combina mais com estilos como rock ou samba, do que música ambiente ou pop. Uma ideia legal para você interagir com os clientes (pode ser até pelas redes sociais) é pedir para que indiquem as canções que querem ouvir quando forem ao estabelecimento.
O mais importante de tudo é lembrar que não existe um tipo de música correto, mas sim aquele que agrada seu público. Se você investir nessas ideias musicais e se destacar com isso, esse pode ser um diferencial do seu salão.
Qual é o tipo de música que toca no seu salão? Conte pra gente e indique músicas, vamos adorar saber!